Um passeio pelos principais pontos turísticos de Blumenau e Pomerode, o roteiro pode ser definindo de acordo a preferencia de cada grupo.
Neste tour você tera a possibilidade de conhecer:
Biergarten: Local de grande importância Histórica onde a cidade começou e onde está o Museu da Cerveja. Neste espaço foi construída uma cervejaria, com característica de uma fábrica da época da colonização. Um local dentro da Vila Germânica, com ótimas opções de cerveja e um buffet espetacular. O ambiente é acolhedor e muito aconchegante.
Museu da Cerveja: Entre os objetos mais curiosos do acervo estão os primeiros barris usados na Oktoberfest, uma balança usada para pesar lúpulo com capacidade para 500 quilos, equipamentos de fabricação de cerveja, tinas de fermentação aberta, geladeiras movidas a gelo e moinhos de malte manuais, entre outros objetos curiosos.
Há também um modelo antigo de micro cervejaria, capaz de produzir até 32 litros. Apesar de antiga, é automatizada e todo o processo de produção pode ser feito ali, com pouco esforço, inclusive nas transferências e na moagem. O lugar também possui rótulos e embalagens de várias marcas de cerveja, nacionais e importadas.
Mausoléu Dr. Blumenau: É no Mausoléu Dr. Blumenau, inaugurado em 1974, que estão depositados os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-1899), e de seus familiares. O Mausoléu é mantido pela Fundação Cultural de Blumenau e também recebe exposições regularmente no seu espaço.
Prefeitura Municipal: Inaugurada em 2 de setembro de 1982, dia da fundação de Blumenau, o novo prédio da prefeitura foi construído em estilo enxaimel e logo se tornou ponto turístico. Na praça em frente ao edifício, o visitante poderá conhecer o relógio das flores, o monumento em homenagem aos 150 anos da cidade – comemorado em 2000 – e a Macuca, a primeira locomotiva da cidade.
Vila Germânica: Construído e projetado para grandes acontecimentos, o Parque Vila Germânica contempla um amplo centro de eventos que pode ser dividido em até três setores. Além deste espaço, dispõe da charmosa Vila Germânica e de um encantador restaurante típico ao lado da entrada principal.
O parque, com sua arquitetura de inspiração europeia, contém diversos restaurantes e lojas, com souvenires, produtos regionais e artesanato típico.
Cristais Blumenau: Conheça os Cristais de Blumenau com seu acabamento delicado que somente é possível através do processo artesanal. Peças lindas e delicadas vão te encantar.
Casa do Imigrante: O museu Casa do Imigrante é parte do patrimônio deixado pelo imigrante pomerano Carl Weege, que se fixou em Pomerode na região onde hoje se localiza Pomerode Fundos. Reconstruído com autêntica construção enxaimel e decoração típica da colonização alemã, o local conta com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.
Rota Enxaimel: Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura européia no Brasil. Um dos maiores acervos de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode: são aproxidamente 220 edificações deste tipo em todo o município.
Memorial da Porcelana Schmidt: Um local projetado junto à Fábrica Porcelana Schmidt para conservar a memória dos 70 anos de existência que se misturam com a história da porcelana no Brasil. Esse é o objetivo do Memorial Arthur Schmidt.São peças antigas que representam as épocas vividas no Brasil. Coloridas ou brancas, as peças trazem história em cada detalhe.
Zoológico: Aberto desde 1932, o Zoo Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil. Mantido pela Fundação Hermann Weege, possui 45 mil metros quadrados de área e abriga cerca de 250 espécies, totalizando mais de 1,3 mil animais. Suas principais atrações são as Girafas, Elefantes, Hipopótamos, Zebras, leões, Tigres, Onças. Pumas, Jaguatiricas, Lontras, Emas, Chimpanzés e Ursos.
Museu do Marceneiro: Inaugurado em 2004, o Museu do Marceneiro conta a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua em Pomerode desde a década de 1950. O espaço contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d’água e equipamentos utilizados desde a época em que a indústria era apenas uma marcenaria.
Museu Pomerano: O Museu Pomerano é uma verdadeira viagem sobre a vinda dos alemães ao Brasil. Revela fragmentos da história de Pomerode a partir da chegada dos primeiros imigrantes europeus, na metade do século 19 ao Rio do Testo, no Vale do Itajaí.
Casa do Escultor: Localizado próximo ao Portal Turístico Sul, a Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann abriga inúmeras obras da carreira do escultor homônimo. São diversas peças talhadas em madeira, cujo principal motivo são figuras do cotidiano, como lavradores, pescadores, operários, peões e cavalos. Também encontram-se em exposição pinturas a óleo, aquarelas e moldes em barro e porcelana feitos pelo artista. Natural de Kiel, norte da Alemanha, Teichmann chegou ao Brasil ainda criança, em 1914.