São apenas 436,5 quilômetros quadrados, porém, capazes de abrigar praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas, sítios arqueológicos, diversas opções para todos os gostos e idades. Haja encantos!
Vamos destacar a seguir os principais Pontos Turísticos:
Mercado Público: É um dos principais pontos turísticos da cidade. Valorizado como patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da Ilha de Santa Catarina. A sua história começa antes mesmo da construção de qualquer estrutura física, entre os séculos XVII e XIX os Ilhéus, donos de barraquinhas, comercializavam diversos tipos de produtos na praia em frente à atual praça XV de Novembro, entrada da cidade. Eram mascates, oleiros, pescadores e colonos da Ilha que ali ficavam comercializando seus produtos e abastecendo navios que seguiam em direção ao Rio do Prata e ao oceano Pacifico.
Catedral Metropolitana: A Praça da Matriz de Nossa Senhora do Desterro sempre foi o centro da Vila do Desterro, depois cidade de Florianópolis. A seus pés, nasceu a cidade. Foi o centro de onde se originaram, irradiando-se para os lados e para os fundos, as primeiras ruas. Para o pequeno povoado, o Largo da Matriz era o principal ponto de encontro, onde os moradores, nas horas de ócio, discutiam seus problemas, comuns ou individuais. Hoje continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes.Francisco Dias Velho Monteiro, fundador da Póvoa de Nossa Senhora do Desterro, em 1673, contruiu a primeira igreja da Ilha, em honra de Nossa Senhora do Desterro. Era uma pequena capela, construída de pedra e cal, com um altar-mór e dois laterais.
Ponte Hercílio Luz: A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas. A ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil e possui o 132º maior vão pênsil do mundo. Teve sua construção iniciada em 14 de novembrode 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. A ponte tem 821,005 m de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão.
Lagoa da Conceição: Beleza natural é o que não falta na Lagoa da Conceição, arquitetura linda e os residentes muito receptivos e calorosos. A primeira freguesia da cidade foi fundada junto a um dos pontos que ainda hoje é um dos mais tradicionais: aLagoa da Conceição. Algumas construções da época colonial ainda permanecem preservadas.
Praia da Joaquina: A praia da “Joaca” como é conhecida foi ganhando fama a partir da década de 70, quando suas ondas foram descobertas por surfistas. Vários campeonatos de surfe foram surgindo, destacando grandes personalida des catarinenses e ganhando renome internacional. A origem do nome é envolta de mistérios. Diz a lenda que Joaquina era uma rendeira do início do século XVIII, que além de ensinar as mulheres a entrelaçar linhas, preparava comida para os pescadores que costumavam matar a fome em seu rancho à beira mar. Certo dia, enquanto tecia renda, foi tragada pelas fortes ondas do mar.
Praia Mole: É uma das praias mais famosas de Florianópolis. Uma extensa e linda praia de 950 metros com águas verdes e ondas fortes. Frequentada por muitos surfistas e em grande parte pela comunidade GLBT. As ondas são fortes e a profundidade aumenta rapidamente, então não é recomendado para quem não sabe nadar e para que esta passeando com crianças. Já para os surfistas é um ótimo lugar.
Barra da Lagoa: Pelas ruas estreitas, travessas e vielas, bem características da cultura açoriana, chega-se à Praia Barra da Lagoa, considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, tendo capacidade para receber em média 50 embarcações. Uma comunidade tradicional, que ainda mantém viva as raízes culturais, como a pesca e a produção de trançados (tarrafa e renda).
Jurerê Internacional: O primeiro nome do povoado foi Praia da Ponta Grossa, em referência à formação geográfica escolhida para localizar um ponto de defesa militar da Ilha de Santa Catarina. Lá foi erguida a fortaleza São José da Ponta Grossa, das baterias de São Caetano e Nova do Pontal. Após grandes investimentos em urbanização e preocupação ambiental, Jurerê Internacional ganhou visibilidade no mundo inteiro. O bairro é bem planejado, arborizado e limpo. As mansões que lá se encontram, além dos carros importados e da badalação, deram a Jurerê Internacional o apelido de Miami Brasileira. Durante o verão, a praia vira sinônimo de gente jovem, bonita e rica.
Santo Antônio de Lisboa: Belas paisagens, boa gastronomia e um passeio pela história da região é o que se pode esperar de uma visita a Santo Antônio de Lisboa.